Favela Top Tour

30 agosto 2010 | UPP SOCIAL | Território: Tabajaras / Cabritos

Quem já viu a vista da Baía de Guanabara do alto do morro Santa Marta, com Pão de Açúcar ao fundo, não esquece. Desde a pacificação da favela de Botafogo, a paisagem ficou acessível a todos os cariocas que se aventuram a subir as centenas de degraus da comunidade. Agora, no entanto, um programa vai facilitar o acesso de turistas aos pontos mais interessantes desta e outras comunidades. O Favela Top Tour, programa da Secretaria de Estado de Turismo lançado no dia 30 de agosto, treinou guias comunitários e sinalizou as vielas do lugar para orientar os visitantes.

Foto: Delfim Vieira

O secretário Ricardo Henriques no lançamento do programa Rio Top Tour.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi a estrela do lançamento, que teve a presença de sete ministros de Estado, do presidente do SEBRAE, Okamoto, dos secretários de Turismo, Márcia Lins; de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques e de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite e do prefeito Eduardo Paes. Também compareceram o secretário de Conservação da Prefeitura, Carlos Osório e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira.

Eduardo Paes falou com entusiasmo sobre como a implantação das UPPs devolveu as populações das comunidades e de seu entorno o direito de circular livremente pela cidade. A começar por ele mesmo, residente no Alto da Boa Vista que sempre foi obrigado, por razões de segurança, a fazer um caminho mais longo para o trabalho para evitar passar pela rua São Miguel, acesso à favela do Borel.

– No primeiro dia em que o Bope entrou no Borel, eu avisei ao motorista: “Hoje eu vou passar pela São Miguel de qualquer maneira”. E venho passando todos os dias.

A secretária de Turismo seguiu no mesmo tom:

– Este programa é uma celebração do direito de ir e vir.

De branco, Lula ressaltou que o projeto vai consolidar a paz nas comunidades, permitir o desenvolvimento dos negócios locais e promover a integração da cidade.

– E permitir ao visitante tomar uma cervejinha, comer uma feijoada com costelinha, que nós todos somos filhos de Deus – encerrou.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.