Inaugurada UPP no Morro dos Macacos

1 dezembro 2010 | Notícias | Território: Macacos

Inauguração da UPP Macacos, em Vila Isabel (foto: Delfim Vieira)

Inauguração da UPP Macacos, em Vila Isabel (30 de novembro de 2010)

Um ano após o abate de helicóptero da Polícia no Morro dos Macacos, zona Norte do Rio, foi inaugurada hoje no local a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado. A nova unidade, em que vão atuar 228 policiais recém-formados, atende a cerca de 12 mil moradores da comunidade e a 27 mil do entorno.

“Qualquer projeto de saneamento, saúde, serviços, cultura, esporte e lazer só pode vir depois da paz. Agora estamos retomando o território. Os marginais não vão mais ditar a hora de falar e a de calar a boca”, disse o governador Sérgio Cabral, que prometeu levar projetos sociais para a favela.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão confirmou a intenção: “Nós estamos entrando em lugares que estavam abandonados há mais de 30 anos. Vamos trazer creche, moradias dignas, água”.

A moradora Antônia atestou o clima de otimismo. Segundo ela, depois da entrada da polícia, “até as galinhas conseguem dormir. Já sofremos muito por aqui. Pode ser que agora as coisas melhorem. Eu pensei que isso nunca aconteceria”.

Na próxima quinta-feira, dia 2, o Morro dos Macacos recebe também o programa UPP Social. Um fórum vai reunir moradores, líderes, governo, iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil para debater as necessidades da comunidade.

(fonte: SEASDH-RJ)

Acompanhe mais novidades da UPP Social no Flickr, Twitter e Facebook.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.