O mapa dos problemas do Prazeres

14 abril 2011 | Notícias

Policiais e moradores em torno do mapa da comunidade


O dia 13 de abril foi movimentado no Morro dos Prazeres. A série de eventos começou, de manhã, pela primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança da 1ª AISP. O encontro contou com a presença do secretário José Mariano Beltrame, do coronel Brandão, do 1º BPM, e dos capitães Odilon (UPP Escondidinho e Prazeres), Elton (UPP Fallet-Fogueteiro e Coroa) e Beltran (UPP Turano). UPP Social, lideranças comunitárias e gestores públicos também fizeram parte do Conselho, no qual os moradores puderam apresentar demandas sobre policiamento e segurança. Foi o primeiro encontro deste tipo realizado numa comunidade pacificada.

No período da tarde, uma reunião de planejamento juntou a UPP Social, a UPP, a associação comunitária, o grupo local Galera.com, a Ong Equilíbrio Sustentável e outras lideranças e moradores.

Todos se debruçaram sobre um grande mapa do território produzido pela UPP Social. Juntos, apontaram deficiências, situações emergenciais e prioridades para a construção de um plano de enfrentamento de problemas de infra-estrutura (iluminação, conservação e lixo). Aqui é preciso mais iluminação, dizia um. Ali fica uma casa que está prestes a ruir, avisava outro. Nessa esquina falta um ponto de coleta de lixo, avisava um terceiro.

A troca de conhecimento sobre o território entre moradores e policiais é um dos muitos momentos de integração que estão construindo a consolidação da pacificação. O próximo passo do grupo será produzir um cronograma de ações a ser implantadas a curto prazo para a resolução dos problemas apontados. Um novo encontro está marcado para logo depois do feriado.

UPP Social é isso: diálogo, ação compartilhada e resultado.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.