Jardim do Amanhã 2 ganha cara nova com projeto Oásis

20 outubro 2011 | Notícias | Território: Cidade de Deus

Foram vários encontros com moradores do conjunto habitacional Jardim do Amanhã 2, na Cidade de Deus, até que um grupo de voluntários do projeto Oásis Cidade de Deus descobrisse os grandes sonhos deles: uma horta, um espaço de lazer e o recolhimento do lixo acumulado nas ruas. Divididos em grupos que precisam cumprir tarefas como se estivessem em uma gincana, eles começaram hoje a transformar a comunidade.

 

Colaboradores anônimos doaram material de construção e uma ONG se prontificou a recolher o lixo. Os próprios moradores se mobilizaram e muitos voluntários também abraçaram a causa. No sábado, mais de 50 pessoas de outras cidades vão reforçar a equipe.

 

“A gente trabalha fazendo conexões. A ideia é mudar um pouco do mundo de maneira rápida”, explica o engenheiro Julian Zambrotti, 27, um dos voluntários do projeto.

 

O projeto não está vinculado a nenhuma ONG, mas usa uma metodologia desenvolvida por uma, o Instituto Elos, de Santos. Muito empregada em situações de catástrofes, como as chuvas que atingiram a região serrana do estado, ela consiste em mobilizar os moradores do próprio lugar, além de doadores e voluntários, para que percebam que podem, por conta própria, transformar a realidade em que vivem.

 

“A gente pergunta à comunidade o que ela quer, em vez de chegar com um projeto que a gente acha que será bom para ela”, explica o estudante Teo Petri Branco, 25, outro voluntário envolvido.

 

Entre os participantes do projeto, está também o morador Severino Augusto Filho, conhecido como Bill. Foi na mesa do bar que ele mantém na comunidade que cartazes foram produzidos e os primeiros passos da ação, desenhados. E Bill sabe muito bem o que é agir. Diante da falta de opções de lazer para as crianças do conjunto habitacional, ele mesmo tratou de construir um parquinho e um campo, e ainda criar dois times de futebol. “Tudo o que é para ajudar a comunidade é bem-vindo e tem meu apoio. Essa ideia de recolher o lixo, por exemplo. Mas é preciso que os moradores também colaborem”, avalia.

 

A limpeza do local será feita com pela ONG ECO Rede, que há oito meses já faz coleta seletiva em 14 pontos da Cidade de Deus. Depois de cuidar do lixo, o mutirão vai trocar o mato pela horta em outra área do bairro. E uma várzea, usada como praça pelos moradores, vai ganhar bancos e um jardim. Assim o grupo espera que, já no domingo, o Jardim do Amanhã 2 termine o dia com seus três sonhos realizados.

Voluntários mapeiam pontos com lixo na comunidade