UPPs se mobilizam contra a dengue

28 novembro 2011 | Notícias | Território: Borel

Imagem-026

A manhã chuvosa do último sábado não impediu a ampla adesão dos moradores do Borel à “I Gincana 10 Minutos Contra a Dengue”. Com o apoio da UPP Social, o evento mobilizou moradores em uma série de atividades de conscientização sobre o perigo da epidemia de dengue, que em 2012 pode se alastrar com o vírus do tipo 4.
As tarefas incluíram gravação de vídeo, grito de alerta, criação de jingle, produção de estandarte e bandeira de campanha, apresentação de esquete teatral, pintura de muros, coleta de recicláveis e identificação de potenciais focos do mosquito transmissor. O evento aconteceu simultaneamente nas UPPs Batan, Fallet-Fogueteiro/Coroa, Dona Marta e Formiga. Andaraí, Chapéu Mangueira, Babilônia, Cidade de Deus, Escondidinho e Prazeres já receberam a gincana, que acontece no dia 3 no Salgueiro, São Carlos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Turano, e no dia 10 nas UPPs Macacos, São João, Providência e Tabajaras/Cabritos.
A moradora do Borel Maria Helena Lopes espera que os casos diminuam depois da gincana. “As crianças já sabem de cor e salteado todos os procedimentos de prevenção da proliferação do Aedes aegypti”. O principal deles, conforme aprenderam brincando no fim de semana, é a retirada de resíduos domiciliares, pneus, sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, carcaças de carro, garrafas, caixas, potes de plástico e de vidro, que, com o acúmulo de água, podem ser tornar criadouros do mosquito.
Na comunidade, uma minoria ainda não se conscientizou quanto aos perigos do inseto, acredita outro morador, Jorge Luiz Ramos, que, no entanto, acha que o trabalho da gincana pode ser ainda mais difundido. “Precisamos atingir toda a população do Borel. Mas, diante do que era antes, o grau de conscientização já melhorou bastante”, disse.
Miramar Pereira Castilho concorda com o vizinho. E acrescenta que cada um pode e deve fazer sua parte: “Se uma pessoa faz algo de errado, corrige-se. Trata-se de uma questão de multiplicação de ações, um verdadeiro mutirão”.
A “I Gincana 10 Minutos Contra a Dengue” é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e tem apoio de várias secretarias municipais, além da Faferj, Federação de Favelas do Rio de Janeiro, e da Febracom, Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis.

 

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.