Comlurb e Salgueiro iniciam modelo participativo de coleta de lixo

5 dezembro 2011 | Notícias | Território: Salgueiro

469_71772

Renato Sorriso festeja, junto a crianças, a chegada dos serviços da Comlurb ao Salgueiro. Ao fundo José Marcelo, coordenador da UPP Social, e Carlos Osorio, da Seconserva.

Mais uma etapa do programa “Vamos Combinar uma Comunidade Mais Limpa” atingida. Uma das mudanças por que os moradores do Salgueiro esperavam com apacificação já chegou: a Comlurb inaugurou no último dia 2, na quadra poliesportiva, o novo plano de coleta de lixo adaptado especialmente para o local.

A nova logística contará com 16 pontos de coleta, mapeados junto com a comunidade. A operação de limpeza no Salgueiro terá também 120 contêineres, três caixas estacionárias, um caminhão basculante, uma pá mecânica, uma moto-triciclo e um microtrator compactador especialmente projetado para a realidade da comunidade, com tamanho adequado para movimentação em vias estreitas e sinuosas. Este equipamento acopla o contêiner diretamente no lifter (espécie de suporte com movimentação para cima e para baixo, que serve para despejar o lixo do contêiner no caminhão), e tem a capacidade e altura adequados para despejar o lixo no caminhão compactador. A coleta será realizada duas vezes ao dia, de segunda-feira a sábado. O volume de lixo recolhido no Salgueiro é de 12 toneladas por dia.

O coordenador da UPP Social, José Marcelo Zacchi, reforçou que esse é um passo a mais no processo de expansão de coletas de lixo nas comunidades pacificadas. Zacchi anunciou que até março todas os territórios pacificados contarão com um novo plano para o lixo. “O ‘Vamos Combinar uma Comunidade Mais Limpa’ chega com a Prefeitura, sempre ouvindo as reivindicações dos moradores”, explicou. O novo sistema de coleta de lixo já está implantado no Complexo do Alemão e da Penha, nos complexos do Borel e do Andaraí (Tijuca) e na Mangueira.

O investimento da Prefeitura na nova logística de limpeza e coleta de lixo nas comunidades pacificadas é de R$ 9 milhões por ano, incluindo a locação de equipamentos e o pessoal adicional, visto que será ampliado o número de garis, com a contratação de mais 340 funcionários.  De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, as atividades de coleta de lixo no Salgueiro são resultado de um esforço coletivo, em parceria com a comunidade, o que inaugura uma mudança de rotina no local.

A presidente da Comlurb, Angela Fonti, o subprefeito da Grande Tijuca, Gustavo Trotta, e o deputado estadual Chiquinho da Mangueira também estiveram presentes ao evento de inauguração do novo plano.