Batan ganha Clínica da Família

18 janeiro 2012 | Notícias | Território: Batan

A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã de hoje, a Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva, a primeira do Batan. A unidade tem capacidade para oferecer até 2400 consultas por mês. A clínica conta com cinco equipes de saúde da família e duas de odontologia, voltadas para os 21 mil moradores da região.

A clínica, localizada na Avenida Brasil, s/nº, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. A unidade conta com 12 consultórios médicos, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica com três leitos, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, além de auditório, farmácia e almoxarifado. Dentre os serviços oferecidos estão exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos. Além disso, no local funcionará ainda uma Academia Carioca, um Centro de Convivência do Idoso e uma Sala de Práticas Integrativas.

A inauguração amplia o Programa de Saúde da Família da Prefeitura do Rio para cerca de 27% da população de toda cidade e 55% dos moradores da Zona Oeste. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, destacou que a expansão da atenção primária e do pronto-atendimento indica a mudança no sistema de saúde do Rio de Janeiro. “Em uma comunidade pacificada, o profissional de saúde tem mais condições de trabalhar, se sente mais seguro, tem mais motivação e gera maior engajamento com a comunidade”, explicou. Ele disse ainda que a secretaria atinge este ano o marco de 2 milhões de pessoas cobertas pela programa. “É uma das maiores reformas de saúde no mundo, que faz uma saúde mais preventiva e evita que as pessoas fiquem doentes e desafoga os hospitais para que estes também possam prestar um melhor serviço à sociedade”, completou.

Além do  secretário municipal de Saúde, o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, participaram da inauguração da Clínica da Família do Batan.

(Com informações do Portal da Prefeitura do Rio)