Projeto da prefeitura deixa Morro dos Macacos mais limpo

21 maio 2012 | Notícias, UPP SOCIAL | Território: São João, São Carlos, Santa Marta, Salgueiro, Pavão-Pavãozinho / Cantagalo, Mangueira, Formiga, Cidade de Deus, Borel, Batan

Prefeito comprimenta funcionários da Comlurb no Morro dos Macacos

No sábado (19) foi inaugurada no Morro dos Macacos uma nova logística de recolhimento de lixo para a região. É o programa  “Vamos combinar uma comunidade mais limpa”, implementado pela Prefeitura através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SeConserva) e pela Comlurb com apoio da UPP Social.

“Passamos por muitas dificuldades e sabemos que as melhorias não vêem de um dia para o outro. Mas, hoje com a ajuda do poder público estamos construindo outra realidade. A coleta de lixo é fundamental para todas as pessoas que moram aqui”, disse José Lins Filho, vice-presidente da Associação de Moradores.

O Prefeito Eduardo Paes participou da inauguração e lembrou na ocasião a importância da nova logística, as vésperas da Rio + 20. “A política de coleta de lixo que estamos inaugurando aqui na comunidade é boa. Mas, não vai funcionar se cada um de vocês moradores não se envolver. É preciso criar mais que uma política. É preciso desenvolver uma cultura do recolhimento adequado de resíduos. Juntos, vamos conseguir!”, frisou o prefeito.

No Morro dos Macacos a coleta passará a ser feita duas vezes ao dia, de segunda-feira a sábado. Serão 27 pontos de coleta, com 132 contêiners que estarão em locais previamente combinados com os moradores. As áreas também receberão placas educativas com mensagens sobre o descarte correto do lixo. Para que a Comlurb consiga chegar aos lugares mais distantes e íngremes da comunidade, um triciclo e um microtrator estarão circulando nas ruas e vielas.

A região do Lote será adaptada pela Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) com rampas na via de acesso para permitir a circulação dos novos equipamentos. Todo o lixo recolhido será encaminhado a um compactador instalado na própria comunidade.

Gelson atende cliente no estabelecimento dele no Morro dos Macacos

“O serviço não era ruim, mas pode melhorar. Gostaria que fizessem agora o mesmo investimento, mas na área da saúde. Poderiam ampliar o posto de atendimento da comunidade”, ressaltou Maria Auxiliadora, moradora do Morro há 15 anos.

Para Gelson Rodrigues Sales, que inaugurou o Bar e Pizzaria Jardim há um ano, sem lixo espalhado no chão, mais pessoas circulam pela área. “Hoje tem gente que vem de fora da comunidade comer aqui. Sem lixo o movimento aumenta. Não queremos mais ver nem lixo nem entulho no meio da rua”, disse. Para o descarte de eletrodomésticos e móveis nove caixas estacionárias estão espalhadas no território.

Dona maria de Lourdes, moradora da comunidade há 36 anos

“Nunca deixei acumular lixo na frente
da minha rua”, conta Dona Maria de Lourdes, que mora na comunidade há 36 anos e possui um pequeno comércio dentro de sua casa. “Sempre joguei meu lixo no lugar certo e espero que todos façam o mesmo”, completou.

O novo modelo de limpeza já foi adotado no Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Batam, Borel, Salgueiro, Formiga, Complexo do Andaraí, São João, Cidade de Deus, Santa Marta, Mangueira, Pavão-Pavãozinho e São Carlos.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.