Parceria com IPP amplia ações educacionais da Fundação OSB

30 maio 2012 | Notícias

Fonte: site da Fundação Orquestra Sinfonica Brasileira (OSB)

Criado em 2011 pela Fundação OSB com o objetivo de fomentar a Educação Musical no país, o Centro de Educação Musical Brasileiro (CEMB) acaba de firmar uma parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP). Com a ajuda da instituição, responsável pela coordenação das UPPs sociais, e da Secretaria Municipal de Educação (SME), as ações do CEMB passam, a partir deste ano, a contemplar também escolas e projetos sociais localizados em comunidades pacificadas, possibilitando que os Concertos Didáticos sejam levados a áreas que contam com a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora.

Por meio da iniciativa, os jovens terão contato com o universo da música de concerto, mediante a realização de uma apresentação in loco, precedida por um bate-papo sobre o funcionamento de uma orquestra e curiosidades sobre os instrumentos, compositores e obras. Estão programados 32 concertos didáticos ao longo do ano, somando escolas da rede pública e privada, com início ainda no primeiro semestre, e as localizadas em regiões pacificadas, previstos para começar no segundo semestre. De acordo com a coordenadora do CEMB, Anahi Ravgnani, as ações educacionais da Fundação OSB devem beneficiar cerca de quatro mil alunos em 2012. “O IPP veio somar forças com a FOSB e com a Secretaria Municipal de Educação para fortalecer as iniciativas do CEMB. Temos agora a possibilidade de levar a música clássica a áreas que antes não se tinha acesso”, afirma a educadora.

As atividades do CEMB serão iniciadas com quatro cursos de “Formação Continuada em Educação Musical”, voltados para professores da rede pública de ensino, que acontecem de 14 de maio a 7 de julho. Os dois primeiros são abertos para professores generalistas e têm o objetivo de explorar conteúdos e vivências musicais aplicados ao dia a dia das diversas atividades em sala de aula. Os dois últimos se destinam a professores especialistas em música. As aulas, gratuitas, acontecem no Conservatório Brasileiro de Música e os participantes são certificados pela Secretaria Municipal de Educação, pela FOSB e pelo próprio Conservatório.

No segundo semestre, entre agosto e novembro, estão programadas as “Semanas de Aperfeiçoamento Técnico Instrumental”, que oferecem aulas práticas e aprofundamento teórico em disciplinas de formação musical para professores e monitores de instrumento que atuam em projetos socioeducacionais ligados ao ensino musical. Cada semana é dedicada a uma família de instrumentos – cordas, percussão, madeiras e metais, e as aulas são ministradas pelos músicos da própria FOSB. “Todas as ações do CEMB estão interligadas. A nossa intenção é criar um movimento contínuo entre todos os agentes envolvidos na área da Educação Musical. Contemplamos os professores em projetos como a Formação Continuada em Educação Musical e

as Semanas de Aperfeiçoamento Técnico Instrumental, levamos aos seus locais de atuação os nossos concertos didáticos e, por fim, convidamos osalunos para assistirem a um concerto no Theatro Municipal”, explica Anahi. A partir deste ano, o CEMB também passou a ser responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e do Coro de Crianças da OSB. Na OSB

Jovem, uma orquestra de cunho acadêmico, os jovens atuam em regime de estágio, mediante acordo firmado com o Centro de Integração Empresa Escola(CIEE). Todos os integrantes têm entre 16 e 24 anos e devem necessariamente, estar regularmente inscritos em cursos superiores de Música (Licenciatura ou Bacharelado em Instrumento) ou em cursos técnicos de instituições reconhecidas pelo MEC. Já o coro atende a cerca de 60 crianças entre 8 e 14 anos de idade.

Mais informações pelo site:

www.osb.com.br


TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.