Prefeitura revitaliza iluminação em comunidades com UPP

14 maio 2012 | Notícias | Território: Turano, Tabajaras / Cabritos, São João, São Carlos, Santa Marta, Salgueiro, Pavão-Pavãozinho / Cantagalo, Mangueira, Macacos, Formiga, Fallet / Fogueteiro / Coroa, Escondidinho / Prazeres , Cidade de Deus, Chapéu Mangueira / Babilônia, Borel, Batan, Andaraí

Iluminada, a comunidade transita com mais segurança no Morro dos Macacos

Quem entrou no Morro dos Macacos, em Vila Izabel, na noite da ultima sexta-feira (11), pôde ver as luzes do Cruzeiro -no ponto mais alto do Morro- todas acesas. O Cruzeiro conta agora com dois novos refletores de lâmpadas de multi-vapor metálico, com 800kw de potência e pintura com tinta refletiva. A iluminação do local inaugurou uma nova logística de manutenção de iluminação em comunidades com UPP. O programa Vamos Iluminar, da Rioluz, vai implantar postes em lugares antes sem luz e trocar lâmpadas que não funcionam. Nos Macacos haverá um cronograma de atendimento mensal pré-programado para manutenção da iluminação pública. A iniciativa conta com a participação dos moradores, que preencherão formulários disponibilizados pela UPP Social e encaminhados mensalmente à Rioluz.

Na UPP Macacos, nesta primeira vistoria, 100 novas luminárias substituirão as já existentes, melhorando em 30% a luminosidade de 15 vielas de difícil acesso. Para o presidente da Rioluz, Henrique Pinto, com a participação da comunidade os serviços de manutenção e ampliação dos pontos de luz será ainda mais eficiente. “Por isso, é fundamental que todos preencham os formulários da UPP Social, porque, dessa forma, a Rioluz vai diagnosticar o ponto exato de atuação nas próximas vistorias”, ressaltou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame comemorou. “Agora, com a nova iluminação, os nossos filhos poderão transitar com mais segurança. Vivemos hoje um grande círculo virtuoso de mudanças na realidade de nossas comunidades”, disse Beltrame. O presidente da associação de moradores do Morro dos Macacos, Adofo Mendes, destacou a união do poder público para melhorar a realidade dos moradores da comunidade. “Nunca havia visto a prefeitura e o governo do estado se unirem a nosso favor. Espero que as ações continuem, sempre com o nosso apoio”, disse.

Cruzeiro do Morro dos Macacos, antes do Vamos Iluminar

No Morro dos Macacos, serão 21 revisões de luminárias na rua Noel Rosa; 3 na José Cassiano; 8 na São Miguel; 4 na Santo Antônio; 3 na São Joaquim; 7 na São Sebastião; 6 na Batista; 7 na São Pedro; 2 na Gilson; 2 na Marilene; 7 na São Geraldo; 5 na Marinalva; e 13 na Popular, além das travessas São Geraldo, com  4, e São Pedro, com 8.

O Morro dos Macacos ainda hoje é lembrado pelo o tiroteio de 2009, quando facções criminosas brigaram pelo local. “Trazer luz para essas áreas é o símbolo das mudanças que o governo vem empreendendo nas localidades com UPP”, destacou Beltrame. Com um investimento inicial de R$ 20 milhões o objetivo da Prefeitura é reformular, até o final de 2012, 27 mil pontos de luz em toda a cidade. 

Cada uma das 17 localidades terá sua respectiva programação.

A UPP Social disponibiliza fichas -posteriormente encaminhadas à Rioluz- nas associações de moradores das 17 comunidades que vão receber o Vamos Iluminar. Acompanhe aqui quando a Rioluz chegará à sua comunidade:

Andaraí - quintas-feiras – primeira semana do mês

 

Batan - quartas-feiras – segunda semana do mês

 

Complexo do Borel - quartas-feiras – segunda semana do mês

 

Chapéu Mangueira/ Babilônia - quartas-feiras – primeira semana do mês

 

Cidade de Deus - quintas-feiras – quarta semana do mês

 

Escondidinho/Prazeres - quintas-feiras – segunda semana do mês

 

Fallet/Fogueteiro/Coroa - quartas-feiras – segunda semana do mês

 

Formiga - quartas-feiras – primeira semana do mês

 

Macacos - terças-feiras – quarta semana do mês

 

Mangueira/Tuiuti - quartas e quintas-feiras – terceira semana do mês

 

Pavão Pavãozinho/Cantagalo - quartas e quintas-feiras – terceira semana do mês

 

Salgueiro/Coreia - quartas e quintas-feiras – quarta semana do mês

 

Santa Marta - quintas-feiras – primeira semana do mês

 

São carlos/Mineira - terças-feiras – primeira e terceira semana do mês

 

São João - quartas-feiras – terceira semana do mês

 

Tabajaras/Cabritos - quartas e quintas-feiras – quarta semana do mês

 

Turano - terças-feiras – segunda semana do mês