Vila Olímpica integra moradores da região do Morro dos Macacos

11 junho 2012 | Notícias | Território: Macacos

Parque do Trovador, perto da comunidade dos Macacos

Recuperado para se tornar um dos mais importantes espaços de lazer da zona norte da cidade, o Parque Recanto do Trovador que abriga a Vila Olímpica Artur da Távola fica próxima à UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Ele foi inaugurado no ano passado pela Secretaria Municipal de Obras e já é usado por moradores do Morro dos Macacos e moradores do bairro de Vila Izabel.

César Gonçalves, de 42 anos, é um bom exemplo disso. Ele aproveita o espaço com seus filhos há mais de 10 anos. “Vou toda semana ali. É um lugar bonito e fresco. Meus filhos adoram brincar no parquinho de madeira”. Já o estudante Lucas Vitorino, de 15 anos, é morador do Morro dos Macacos, frequenta o lugar desde pequeno e disse que a instalação da UPP melhorou o ambiente do Trovador. “Gosto de fazer exercícios nas barras de ferro e de jogar futebol no campo de grama sintética”.

A Vila Olímpica Artur da Távola conta com mesas de jogos; barra simples, dupla e paralela; balanços; escorregas; gangorra; gaiola gímnica (trepa-trepa);  duas piscinas, (uma semiolímpica, com rampa especial para cadeirantes, e outra, infantil); vestiários masculino e feminino da quadra poliesportiva e campo de futebol; pista de atletismo; pista de skate; pista de cooper e caminhada; campo de futebol com piso de grama sintética (com arquibancadas em um dos lados); anfiteatro; centro administrativo; almoxarifado e quadra poliesportiva descoberta. Dentre as modalidades esportivas oferecidas, estão: ginástica, hidroginástica, caminhada, alongamento, dança de salão, natação, vôlei, futebol, badminton (esporte olímpico com peteca), karatê, taekwondo, jiu-jitsu, judô, capoeira, corrida e luta livre. Há ainda atividades culturais como jazz, ballet e percussão.

Felipe Vieira, coordenador técnico do projeto Vilas Olímpicas explicou que o projeto da prefeitura, que prevê instalação de Vilas Olímpicas em diferentes bairros cariocas tem por objetivo contemplar e despertar o potencial esportivo dos cidadãos num momento em que a cidade se prepara para receber importantes eventos como a Copa e futuramente as Olimpíadas. “Essas obras podem impactar diretamente na preparação de atletas para as olimpíadas de 2016 e ainda incentivar a prática esportiva”.

Felipe estimou que o espaço já recebeu cerca de 5.500 pessoas. “Os moradores da região de Vila Isabel precisavam de mais opções de lazer. O único lugar do mundo parecido com este Parque fica em Cuba. Mesmo assim, lá funciona apenas como uma praça ao ar livre, sem aparelhos específicos para a prática de esportes”, disse ele.

 Além do Morro dos Macacos, atualmente outras três comunidades com UPP têm Vilas Olímpicas: Complexo do Alemão, Morro da Providência e Vidigal.

TODO O CONTEÚDO DESTE WEBSITE ESTÁ LICENCIADO SOB A CC ATTRIBUTION 3.0 BRAZIL, EXCETO QUANDO ESPECIFICADO EM CONTRÁRIO E NOS CONTEÚDOS REPLICADOS DE OUTRAS FONTES.