Penha recebe pré-estreia do musical ‘Funk Brasil – 40 anos de baile’

2 agosto 2012 | Notícias | Território: Complexo da Penha, Complexo do Alemão

FUNKBRASIL40ANOSDEBAILE_2

Primeiro espetáculo teatral sobre o funk e sua história,  o musical “Funk Brasil – 40 anos” de baile terá duas pré-estreias dedicadas aos moradores  da periferia, maiores produtores e público do gênero musical. Neste fim de semana, a peça será encenada gratuitamente, na Arena Carioca Dicró, na Penha.  As apresentações serão destinadas principalmente aos moradores dos complexos da Penha e do Alemão.

O musical repassa quatro décadas de balanço ao som do ritmo  marcante, desde a sua origem, nos anos 1970, até os dias de hoje.

Baseado no livro Batidão- Uma história do funk, de Silvio Essinger,  o texto escrito por Pedro Monteiro e João Bernardo Caldeira começa pelo “Baile da Pesada” promovido pelo lendário disc-jockey Big Boy, centro de difusão do soul, passa pela transformação do ritmo com a incorporação da bateria eletrônica e as letras em português e termina mostrando como o funk, antes popular apenas na periferia, torna-se um gênero dominante da indústria do entretenimento e passa a ser ouvido por todas as classes sociais.

O evento é realizado com o apoio do programa UPP Social, que  que envolveu a busca de moradores de comunidades com UPP que pudessem integrar o elenco do espetáculo. Dérik Machado, do Chapéu Mangueira, foi selecionado para juntar-se ao grupo de atores que interpretam canções de Gerson King Combo, DJ Marlboro, Rômulo Costa, Latino, Claudinho e Buchecha e Tati Quebra Barraco.

Jovens alunos de teatro da comunidade do Turano também acompanharam o processo de montagem do musical.

Com direção de Joana Lebreiro, a peça estreia no Teatro Miguel Falabella, em Del Castilho, no Norte Shopping, na quinta-feira, dia 9 de julho.

Mesmo durante a temporada comercial, que seguirá até 30 de setembro, as apresentações terão uma cota de ingressos reservada para moradores de comunidades em áreas de UPP.

“Queremos não apenas levar o funk pela primeira vez ao teatro, como também devolvê-lo às comunidades onde nasceu em seu inédito formato teatral”, explica o autor e produtor João Bernardo Caldeira.

SERVIÇO

Pré-estreia Funk Brasil –40 Anos de Baile

Quando: Dias 4 e 5 de agosto, às 19h

Onde: Arena Carioca Dicró – Parque Ary Barroso, Penha (próximo ao Hospital Getúlio Vargas).

Censura: 12 anos

Entrada franca com distribuição de ingressos no local,  no dia do evento.